sábado, 8 de junho de 2013

Texto - Rodeio




      Este texto Rodeio é comparado com nossa vida.

 
                                               

 

Texto: Rodeio 

Vida, esse grande rodeio, eu apenas um peão,

Procurando saber e amar, nos galopes do meu coração.

Monto em pêlo na Esperança, me agarro a sua crina.

Tenho fé que algum dia, eu possa domar minha Sina,

E que a sorte traiçoeira, por infinita bondade,

Deixe que eu aprume o corpo no dorso da Felicidade.

Quero ir montado em Riso, abraçado à minha amada,

Encontrar o paraíso e fazer nossa morada.

Reunir todos os peões, cavalgar com liberdade.

Tendo presas pelas mãos, a rédea da Liberdade.

Quem escolher Vaidade como sua montaria,

Saiba que as estrelas da noite perdem o brilho a luz do dia

E não há cavaleiro por maior habilidade.

Capaz de sustentar, na sela da Eternidade,

É que o Tempo é indomável, não aceita espora ou freio,

Quem se julga ser bom peão, pelas pratas do seu arreio,

Também termina em pó, no final desse rodeio.

Fonte: Internet – Autor desconhecido

Fonte: da gravura – HTTP://br.com.imagens/search

4 comentários:

  1. Este texto, o autor compara nossa vida a de um rodeio.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou professora aposentada. Lembro muito bem deste poema. Ele era dos textos do livro didático dos alunos. O autor é de Hardy Guedes Alcoforado Filho. Concordo com você é um poema belíssimo.

    ResponderExcluir
  3. Desconsidere o “de” no comentário.

    ResponderExcluir
  4. Estudei esse poema em 1988 na 8° série e fixou dentro do meu coração. Trabalho hoje com a língua inglesa e já verti esse poema para a língua inglesa e trabalho com os meus alunos..., excelentes resultados.

    ResponderExcluir