quinta-feira, 6 de junho de 2013


Um exemplo de superação das dificuldades, na esperança de sempre alcançar seus objetivos. Ela tenta resolver tudo com tudo o que encontra na volta, quando não consegue, busca Deus (acho que não é só com formiga que acontece isso)

A formiga e a neve

 

NARRADOR: certa manhã de inverno uma formiguinha saiu para seu trabalho diário. Já ia muito longe à procura de alimento, quando de repente um floco de neve caiu e prendeu seu pezinho. Aflita vendo que não podia se livrar da neve, e ia morrer de fome e frio, voltou-se para o SOL e disse:

FORMIGA: Oh! Sol, tu que és tão forte derrete a neve que prendeu meu pezinho!

 NARRADOR: E o Sol indiferente nas alturas falou:

SOL: Mais forte do que eu é o Muro que me tapa.

NARRADOR: Olhando então para o Muro a formiguinha pediu:

Formiga: Oh! Muro tu que és tão forte que tapas o Sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho.

NARRADOR: E o Muro que nada vê e muito pouco fala, respondeu apenas:

MURO: Mai forte do que eu é o Rato que me rói.

NARRADOR: Voltando se então para o ratinho que passava apressado, a formiguinha suplicou:

FORMIGA: Oh! Rato, tu que és tão forte, que rói o muro que tapa o Sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?

NARRADOR: Mas o Rato que também ia fugindo do frio gritou de longe:

RATO: Mais forte do que eu é o gato que me come.

NARRADOR: Já cansada a formiguinha pediu ao Gato:

Formiguinha: Oh! Gato tu que és tão forte, que come o Rato que rói o muro que tapa o Sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?

NARRADOR: E o Gato sempre preguiçoso, disse bocejando:

GATO: Mais forte do que eu é o Cão que me persegue.

NARRADOR: Aflita e chorosa a pobre formiguinha pediu ao Cão:

FORMIGA: Oh! Cão tu que és tão forte, que persegues o Gato que come o Rato, que rói o Muro que tapa o Sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?

NARRADOR: E o Cão que corria atrás da raposa, respondeu sem parar:

CÃO: Mais forte do que eu é o Homem que ma bate.

NARRADOR: Já quase sem força, sentindo o coração gelado de frio, a formiguinha implorou ao Homem:

FORMIGA: Oh! Homem, tu que és tão forte, que bate no Cão que persegue o Gato que come o Rato que rói o Muro que tapa o Sol que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?

NARRADOR: E o Homem sempre preocupado com o seu trabalho respondeu apenas:

HOMEM: Mais forte do que eu é a Morte que me mata.

NARRADOR: Trêmula de medo, olhando para a Morte que se aproximava, a pobre formiga suplicou:

FORMIGA: Oh! Morte, tu que és tão forte que mata o Homem que bate no Cão que persegue o Gato que come o Rato que rói o Muro que tapa o Sol que derrete a neve, desprende meu pezinho?

NARRADO: E a Morte nada fala impassível respondeu:

MORTE: Mais forte do que eu é Deus.

NARRADOR: Quase morrendo, então a formiguinha rezou baixinho...

FORMIGA: Meu Deus! Tu que és tão forte que governas a Morte, que mata o Homem, que bate no Cão, que persegue o Gato, que come o Rato, que rói o Muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprende o meu pezinho?

NARRADOR: E então, Deus que ouve todas as preces sorriu, estendeu a mão por cima das montanhas, e ordenou que viesse a primavera.

No mesmo instante no seu carro de ouro a primavera desceu por sobre a terra, enchendo de flores os campos, enchendo de luz os caminhos.

E vendo a formiguinha quase morta gelada de frio, tomou-a carinhosamente entre as mãos e levou-a para seu reino encantado, onde não há inverno, onde o sol brilha sempre e os campos estão sempre cobertos de flores.

 

O livro “A formiga e a neve” de autoria de “João de Barro” foi adaptado para o teatro.

Fonte WEB CATEQUISAR

 

Este livro mostra a pura realidade, ninguém se preocupa com ninguém, todos estão sempre preocupados com seus afazeres, nunca tem um tempo para o próximo. Mostra-nos o egoísmo.

 

 

:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário